ABIDJA - Capital da República da Costa do Marfim, localizada junto á costa Norte do Golfo da Guiné, com 3 660 682 habitantes, é capita...

Abidja - Capital da República da Costa do Marfim

By | janeiro 02, 2020 Leave a Comment

ABIDJA - Capital da República da Costa do Marfim, localizada junto á costa Norte do Golfo da
Guiné, com 3 660 682 habitantes, é capital do Departamento de Abdija, este com área de 2 119 km². Sede do governo, centro comercial, industrial e cultural, conta com excelente porto desde a construçao do Canal de Vitri em 1950: este canal tem mais de 2.800 metros de comprimento e liga-se por ferrovia ao interior do país.
A cidade se expandiu rapidamente após a construção de um novo cais em 1931, seguida por sua
designação como capital da colônia francesa em 1933. Abidjan permaneceu a capital da Costa do Marfim após sua independência da França em 1960. A conclusão do Canal Vridi em 1951 permitiu que Abidjan se tornasse um importante porto marítimo . Em 1983, a cidade de Yamoussoukro foi designada como a capital política oficial da Costa do Marfim. No entanto, quase todas as instituições políticas e embaixadas estrangeiras continuam localizadas em Abidjan.


Como Abidjan também é a maior cidade do país e o centro de sua atividade econômica, foi oficialmente designada como a "capital econômica" do país. O distrito autônomo de Abidjan , que abrange a cidade e alguns de seus subúrbios, é um dos 14 distritos da Costa do Marfim .
Abidjan fica na costa sudeste do país, no Golfo da Guiné . A cidade está localizada na lagoa Ébrié
Le Plateau , é o centro da cidade, junto com Cocody , Deux Plateaux (o bairro mais rico da cidade e um centro para diplomatas) e Adjamé , uma favela na margem norte da lagoa. Treichville e Marcory ficam ao sul, Attecoube , Locodjro , Abobo Doume e Yopougon, a oeste, e Île Boulayestá localizado no meio da lagoa. Mais ao sul fica Port Bouët , lar do aeroporto e do principal porto marítimo.

Divisões territoriais 
Abidjan é composto pelo norte de Abidjan e pelo sul de Abidjan. Cada um tem dez distritos formais, ou municípios, sendo cada um administrado por um prefeito.

Norte de Abidjan
  • Abobo consiste principalmente em habitação pública. Abobo tem uma grande população de
    migrantes de baixa renda. Esta área se desenvolveu espontaneamente.
  • Adjamé se desenvolveu a partir da vila de Ébrié, que existia antes de Abidjan se desenvolver. Embora poluída e pequena, essa comuna é comercialmente muito importante para a economia da Costa do Marfim. Ele contém uma área comercial variada e sua estação de ônibus é o principal centro de linhas internacionais de ônibus da Costa do Marfim.
  • Yopougon é a comuna mais populosa de Abidjan, situada em parte no norte de Abidjan e em parte do outro lado da lagoa no sul de Abidjan. É o lar de áreas industriais e residenciais. A estação de pesquisa ORSTOM , o Instituto Pasteur e um hospital de treinamento estão localizados nesta comuna.
  • Plateau é o centro de negócios da Costa do Marfim, com edifícios altos e muito modernos. Embora a capital governamental e administrativa da Costa do Marfim tenha sido oficialmente transferida para Yamoussoukro em 1983, as instituições da república, como a Presidência e a Assembléia Nacional, ainda estão localizadas em Plateau. É o principal centro administrativo, comercial e financeiro da Costa do Marfim.
  • Attécoubé contém floresta do Banco , classificada como um parque nacional.
  • Cocody é famosa por seus bairros residenciais, Deux-Plateaux e Riviera. A Université Félix Houphouët-Boigny , uma instituição pública e algumas universidades privadas também estão localizadas dentro da comuna. Radio Television Ivoirienne (RTI) está localizado em Cocody. O Presidente da República também reside nesta comuna, que contém o distrito das embaixadas.

Sul de Abidjan 
  • Koumassi : Esta comuna tem uma importante área industrial.
  • Marcory : Esta comuna é principalmente residencial e contém os bairros sofisticados de Biétry   e Zona 4 , onde muitos estrangeiros vivem.
  • Port-Bouët : Esta comuna inclui a (refinaria SIR e o aeroporto internacional Félix Houphouët-Boigny. Há também um escritório estabelecido do IRD , o centro de Little Bassam. [10] O famoso farol varre o Golfo da Guiné por vários destinos náuticos. Aárea da praia de Vridi é movimentada todo fim de semana, embora o oceano seja muito agitado; esse fenômeno ocorre amplamente em todo o Golfo da Guiné . A partir de 1950, Vridi tem sido o principal centro de emprego em Abidjan, devido ao seu crescente número de fábricas e armazéns.
  • Treichville : Esta comuna é o lar do porto autônomo de Abidjan e de muitas lojas. A área portuária também é industrial. Há também a piscina estadual de Treichville (PET), o palácio esportivo de Treichville, o Palácio da Cultura e a pista de corrida de Abidjan.
  • Ilha Boulay .
HISTÓRIA

Era colonial 

Barqueiros de Abidjan.
Abidjan era originalmente uma pequena vila de pescadores de Atchan . Em 1896, após uma série de
epidemias mortais de febre amarela , os colonos franceses que se estabeleceram inicialmente em Grand-Bassam decidiram se mudar para um local mais seguro e em 1898 escolheram a localização atual de Abidjan.  Em 1903, tornou-se oficialmente uma cidade. Os colonos foram seguidos pelo governo colonial, criado em 1899. Mas nas proximidades de Bingerville tornou-se a capital da colônia francesa , de 1900 a 1934.

O futuro Abidjan, situado à beira da lagoa n'doupé ("a lagoa em água quente"), ofereceu mais terra e maiores oportunidades de expansão comercial. O cais de Petit Bassam (hoje Port-Bouet ), ao sul da cidade, rapidamente tomou conta do cais de Grand-Bassam e se tornou o principal ponto de acesso econômico à colônia. Em 1904, o terminal ferroviário estava localizado na área de Port-Bouet , em Abidjan. [15] A partir de 1904, quando Bingerville ainda não estava completo, Abidjan se tornou o principal centro econômico da colônia da Costa do Marfim e um canal primordial para a distribuição de produtos no interior da Europa., particularmente através da comunidade libanesa, que estava aumentando em importância.

Henri de Fougères   tornou-se governador do Sudão francês em 1924 e permaneceu governador até sua morte em 1931. Uma das principais ruas de Abidjan ainda leva seu nome.

Em 1931, Plateau e o que se tornaria Treichville foram conectados por uma ponte flutuante, mais ou menos onde fica a ponte Houphouët-Boigny hoje. O ano de 1931 também viu endereços começarem a ser atribuídos às ruas de Abidjan pela primeira vez. O projeto de endereçamento foi concluído temporariamente em 1964, sob a liderança do prefeito Konan Kanga, depois refeito em estilo americano em 1993.

Abidjan se tornou a terceira capital da Costa do Marfim por um decreto de 1934, após Grand-Bassam e Bingerville .  Várias aldeias de Tchaman estavam desertas. O líder da comunidade Tchaman ainda pode ser encontrado em Adjame ("centro" ou "reunião" em Tchaman), ao norte do platô.

Ao sul do distrito de Plateau (atual distrito central da cidade de Abidjan), a vila de Dugbeo foi deslocada pela lagoa para Anoumabo, "a floresta de morcegos", que se tornou o bairro de Treichville (agora conhecido como Commikro, cidade de funcionários). Treichville foi renomeada em 1934, em homenagem a Marcel Treich-Laplénie (1860-1890), o primeiro explorador da Costa do Marfim e seu primeiro administrador colonial, considerado seu fundador. Em vez de Dugbeyo, encontra-se a atual Avenida Treich-Laplénie, a rodoviária e os ônibus com lagoas aquáticas em Plateau, e a Avenue Charles de Gaulle (comumente chamada Rue du Commerce).

A cidade foi projetada como a maioria das cidades coloniais, em um plano de grade . O platô ("m'brato" em Tchaman) era habitado por colonos. No norte, a cidade era habitada pelos colonizados. As duas zonas foram separadas pelo Quartel Militar Gallieni , onde agora existe o atual tribunal.

Perto do porto, originalmente chamado Boulevard de Marseille, os colonos ficaram na defensiva e roubaram uma placa de rua de uma famosa rua de Marselha renomeada para Canebière, uma pista de areia. Esta é a lenda por trás dos primeiros moinhos de petróleo Blohorn, em Cocody, e uma pista de corrida foi construída no sul da cidade.

Em Le Plateau, na década de 1940, foi construído o Bardon Park Hotel, o primeiro hotel climatizado a trabalhar na África francófona .

A lagoa de Abidjan ficou conectada ao mar quando o canal Vridi   de 15m de profundidade foi concluído em 1950.  Logo Abidjan se tornou o centro financeiro da África Ocidental. Em 1958, foi concluída a primeira ponte para conectar a ilha Petit-Bassam ao continente. 

Após a independência 
Quando a Costa do Marfim se tornou independente em 1960, Abidjan se tornou o centro administrativo e econômico do novo país. O eixo sul de Treichville, em direção ao aeroporto internacional e às praias, tornou-se o coração da Abidjan européia e de classe média. A cidade viu um crescimento populacional considerável nas décadas seguintes à independência, passando de 180.000 habitantes em 1960 para 1.269.000 em 1978. O horizonte de Abidjan remonta à prosperidade econômica desse período. 

Novos distritos, como o sofisticado Cocody, foram fundados durante esse período; Construído em grande medida em estilo colonial, Cocody tornou-se o lar das ricas classes da Costa do Marfim, bem como de expatriados e diplomatas estrangeiros. O distrito abriga a embaixada da França, o Hotel Ivoire (que por muito tempo foi o único hotel africano a ter uma pista de patinação) e, desde 2009, a maior embaixada dos EUA na África Ocidental. 

A construção da Catedral de São Paulo, projetada pelo arquiteto italiano Aldo Spirito, começou com a inovação do Papa João Paulo II em 1980 e foi concluída em 1985. A partir da década de 1980, a sorte de Abidjan diminuiu como resultado de negligência por parte dos funcionários, bem como corrupção e degradação geral. Em 1983, a vila de Yamoussoukro tornou-se a nova capital política da Costa do Marfim, sob a liderança do presidente Félix Houphouët-Boigny, nascido em Yamoussoukro.

De 2002 a 2007 e, especialmente, de 2010 a 2011, Abidjan sofreu as consequências da Primeira e da Segunda Guerras Civis da Costa do Marfim. Em novembro de 2004, eclodiu um conflito armado entre as forças francesas e as forças da Costa do Marfim leais a Laurent Gbagbo depois que a Força Aérea da Costa do Marfim atacou as forças de paz francesas no norte da Costa do Marfim. Depois que a França destruiu as capacidades aéreas da Costa do Marfim em retaliação, grupos pró-Gbagbo organizaram tumultos e saques em Abidjan e tiveram como alvo casas, escolas e empresas francesas.  As forças de paz francesas se mudaram para a cidade para acalmar a situação. Outras crises durante o primeiro período da guerra civil incluem o caso do Probo Koala em 2006, em que produtos descartados levaram milhares de moradores a procurar atendimento médico. Os conflitos civis da Costa do Marfim impactaram seriamente a situação de segurança em Abidjan. Entre os tumultos anti-franceses em novembro de 2004, 4.000 prisioneiros em Abidjan escaparam da maior prisão do país. 

Abidjan foi um dos principais teatros da crise marfinense de 2010-2011 e local de grandes manifestações contra o presidente em exercício Gbagbo, incluindo um no Dia Internacional da Mulher em 2011, que viu vários manifestantes mortos pelas forças de Gbagbo. O fim da crise ocorreu com a captura de Gbagbo em Abidjan, em abril de 2011, após uma grande ofensiva de forças leais ao vencedor das eleições Alassane Ouattara, com apoio da França e da ONU.

Relacionamentos e parcerias 
Diplomacia e organismos internacionais 
Abidjan é a sede regional das principais instituições internacionais: UNICEF , Programa das Nações
Sede da Assembléia Nacional da Costa do Marfim
Unidas para o Desenvolvimento , Organização Mundial da Saúde , Programa Mundial de Alimentos , UNOPS , UNFPA ,  Organização Internacional do Trabalho (OIT), Fundo Monetário Internacional (FMI), FIDA , etc. Todas as nações internacionais têm representação em Abidjan, a maioria das quais serve a sub-região

A Embaixada Americana está localizada na Costa do Marfim , enquanto o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD)  se mudou por um tempo para a Tunísia , que é a maior instituição financeira da África.


Táxis 
Existem dois tipos: o taxímetro (vermelho), que pode viajar por toda a cidade, e o woro-woro (amarelo e verde, azul ou laranja, dependendo da comuna), limitados a um bairro.

Aeroporto 
O Aeroporto de Port Bouet possui uma grande capacidade que permite acomodar todas as grandes aeronaves existentes. Abidjan está localizado a uma hora de voo de todas as capitais da sub-região. Abidjan é servido pelas principais companhias aéreas na direção das grandes capitais do mundo. A sede da antiga empresa multinacional African Air, o aeroporto de Abidjan, tinha cerca de 2.070.000 passageiros em 2017.

Circulação 
O distrito  tem várias ruas pavimentadas e avenidas que ligam as cidades entre elas e o distrito em todo o país. Abidjan tem uma rede de desvios urbanos.

O transporte fluvial já é consistente com os pontos de pesca e muitos "barcos-ônibus" que conectam os vários bairros da cidade prosperam na lagoa planejada.

Abidjan também é a ponte da única estrada do país que liga a cidade à capital administrativa e política, Yamoussoukro .

Porto 

Porto de Abidjan, 2009
Abidjan possui um dos maiores portos da sub-região (África Ocidental). É um porto de transbordo de contêineres e foi aberto em 1951 na presença do Ministro de Ultramar e Colônias da época, François Mitterrand . O canal Vridi , com 15 metros de profundidade , onde barcos com grandes correntes de ar podem atracar no porto de águas profundas. 

A Costa do Marfim fica na Zona do Franco (onde a moeda é francos CFA), como parte da União Econômica e Monetária da África Ocidental (UEMOA). Abidjan é o centro econômico da Costa do Marfim e de toda a região, incluindo Burkina Faso e Mali ; isto é principalmente devido ao seu porto de águas profundas. A rede rodoviária em Abidjan (5.600 km asfaltada em 1995, contra 1.000 km em 1970), que abrange toda a região, aumenta efetivamente sua atividade portuária, à medida que 50% dos negócios de Burkina Faso , Mali e Níger passam por ela.

Abidjan recebe a maior parte da atividade industrial do país; somente seu porto recebe 60% da indústria de parques de marfim. Abidjan tem ambições de produção de petróleo - produção offshore e principalmente refino e distribuição. Em 1995, o porto recebeu 12 milhões de toneladas de tráfego, das quais 5,5 milhões de toneladas eram derivados de petróleo.

As exportações incluem café, cacau , madeira , banana , abacaxi e manganês .

Pontes 
As duas metades da cidade, Northern Abidjan e Southern Abidjan, juntam-se às pontes Houphouët-Boigny, Charles de Gaulle e Henri Konan Bédié . As duas pontes anteriores, construídas nas décadas de 1950 e 1960, respectivamente, estão localizadas entre Treichville e Le Plateau . A ponte Général-de-Gaulle se estende sobre a imensa Avenida Valéry Giscard d'Estaing, que leva ao aeroporto. As duas pontes costumam estar congestionadas, principalmente na hora do rush ou por ocasião de bloqueios policiais e militares.

Uma terceira ponte de pedágio e via expressa de 1,5 km (0,93 milhas), a Ponte Henri Konan Bédié entre Cocody e Marcory foi concluída em dezembro de 2014. A construção do projeto começou no segundo semestre de 2012 e exigiu a realocação de várias casas e empresas em frente ao Mille Maquis (o famoso restaurante la Bâche bleue foi movido). Segundo dados relatados pelo Banco Africano de Desenvolvimento , 2.499 pessoas foram impactadas pela construção da ponte e foram realocadas e compensadas. 

Uma quarta ponte de pedágio de 1,4 km está em construção entre Yopougon e Plateau . 

Trens e bondes 
Artigo principal: Transporte ferroviário na Costa do Marfim

Plataforma de trem, Abidjan, 2014
A cidade é o ponto de apoio para a única ferrovia da região: a linha Abidjan- Ouagadougou , com estações em Treichville , Abobo e Adjamé . Esta linha tem apenas dois trens, o Gazelle e o Bélier , e liga as duas capitais em cerca de 40 horas. 

O projeto mais recente em Abidjan é o Metrô de Abidjan, prometido pela Ivory Society of Railroads (SICF). [79]

Está previsto o desenvolvimento de projetos de infraestrutura, incluindo um sistema de trens suburbanos em Abidjan, cujo custo estimado é de quase 100 bilhões de francos CFA. Esse sistema de trem suburbano ligaria o noroeste ao leste e norte da cidade. O projeto estende-se por mais de 25 km de trilhos, que em 2011 foram utilizados pela operadora Sitarail , empresa subsidiária do grupo Bolloré . As obras de infraestrutura (trilhos, eletrificação e engenheiros civis) foram estimadas em 40 bilhões de francos CFA , financiados pelo Estado da Costa do Marfim e financiadores ( Banco Mundiale a Agência Francesa de Desenvolvimento). Além disso, um contrato de concessão BOT seria concedido a uma operadora privada, por mais de 20 a 30 anos, para operar a rede. Este operador será responsável pela aquisição de materiais ferroviários, renovação de oficinas e implementação de um sistema organizacional. O contrato de concessão foi estimado em cerca de 60 bilhões de francos CFA.

Turismo 

Uma praia em Cocody
Abidjan é uma cidade única na África. Seus apelidos, como "Manhattan dos trópicos", "Small Manhattan" ou "Pérola das lagoas", explicam a imagem imprevisível e triunfante da cidade. Com suas instalações de acomodação - como o Golf Hôtel - e instalações esportivas, sua animada vida noturna, linhas de transporte e comunicação e sua impressionante impressão, é a cidade perfeita para o turismo de negócios.

Abidjan também tem praias ao redor da lagoa, com palmeiras e coqueiros, na área de Vridi , que são muito populares nos finais de semana com a vista pitoresca dos vendedores de abacaxi e coco. No entanto, as marés agitadas que afetam praticamente toda a costa do Golfo da Guiné, significa que nessa área normalmente não é permitido nadar. Geralmente, na Costa do Marfim, o turismo nunca foi realmente desenvolvido como uma indústria econômica; o país não é um destino de férias comum.

Parc du Banco (Parque Nacional Banco) 

Fanicos, lavadores de Abidjan
Convertido em 1926, este parque tem 3.000 hectares e a antiga "madeira sagrada" fica na entrada da cidade, na comunidade Attécoubé , que foi conservada como uma relíquia da primeira floresta que cercava a lagoa no passado. Uma estrada asfaltada vai direto para o lago no coração do parque e trilhas percorrem o local. O parque é habitado e existem plantações de café e cacau .

Nos limites do parque, um pequeno rio serve como lavatório onde os fanáticos , lavanderias, trabalham depois de coletar a roupa de toda a cidade. É um dos "pequenos trabalhos" existentes em Abidjan.

Noite 
No geral, a vida noturna em Abidjan é considerada uma das mais animadas de toda a África.

O distrito tem uma abundância de boates, maquis, áreas externas e bares de go-go. Essas plataformas de entretenimento fornecem um 'pipeline' musical que abrange principalmente DJs, Coupé Décalé e Zouglou e, em menor quantidade, outras variedades locais e internacionais.

Anteriormente contendo apenas variedades tradicionais locais, música congolesa e música ocidental, a vida noturna de Abidjan sofreu uma ruptura cultural positiva em sua música desde o início dos anos 2000, com a chegada do Coupé Décalé .

Esse gênero musical foi introduzido em 2002 por Douk Saga  [ fr ] e La Jet Set  [ fr ] , com a ajuda de Sagacité, criou um fenômeno que não parou de se espalhar e de alcançar as noites quentes nas capitais da sub-região . Deu uma identidade cultural globalmente identificável ao entretenimento 'made in Costa do Marfim'.

O muito popular Zouglou também beneficia os espaços "Wôyô"; mobiliados e dedicados para que os mais famosos, o Internat no Fitini e o Lycee no Vieux Gazeur, atraiam 'zouglouphiles' o fim de semana inteiro.

Treichville , com seus muitos maquis, discotecas e clubes de jazz, costumava ser a área mais animada da cidade, mas desde o final dos anos 90 , Youpougon , Marcory e Cocody assumiram esse papel.

Cultura 
  • Monumentos e museus 
  • A Biblioteca Nacional da Costa do Marfim ]
  • Em Cocody :
  • O Instituto Goethe . [81]
  • O Museu Municipal. [82]
  • O Centro de Cultura Americana (CCA)
  • A vila de Ki Yi M'Bock [83] (na Riviera ).
  • Museu Cocody de Arte Contemporânea. [84]
  • Point d'Orgue, centro particular de educação musical
  • No platô :
  • O Centro Cultural Francês (CCF)
  • Museu das Civilizações da Costa do Marfim: apresenta uma coleção de arte da Costa do Marfim (estátuas, máscaras, jóias, ferramentas, portas esculpidas, tom-toms e instrumentos musicais de todas as regiões do país). Não há taxa de inscrição, mas os visitantes podem fazer uma doação voluntária.
  • Em Treichville :
  • Palácio dos Esportes
  • O Palácio Cultural . 
  • O centro artesanal de Abidjan (CAVA)
Cinema 
Festivais 
A cada ano, são organizados festivais de cinema em Abidjan: O Festival Clap-Ivoire, , o Festival de Cinema Espanhol, o Festival Nacional de Cinema da Costa do Marfim (FESNACI) - o primeiro dos quais foi organizado em 2007, [87] o curta-metragem festival (FIMA), [88] organizado desde 1998 por Hanni Tchelley, o Festival de Cinema de Israel em Abidjan; [89] o quarto ocorreu em 2006 no Instituto Goethe .

Abidjan no cinema 
Vários filmes retratam ou são dedicados à cidade:)

  • Le Sixième doigt , um filme de Henri Duparc .
  • Bronx-Barbès de Eliane Delatour lançado em 2000. 
  • Mentir Pour Être Parfait por Abraham Arts Entertainment
  • Enfer De La Justice por Abraham Arts Entertainment
  • Caramel um filme de Henri Duparc com Adrienne Koutouan , Fortuné Akakpo.
  • Rue Princesse  um filme de Henri Duparc com Félicité Wouassi  , Akissi Delta , Gérard Essomba lançado em 1993, representando um bairro conhecido pela vida noturna, música e prostitutas.
  • Danger Permanent um filme de Pierre Laba com Michel Bohiri , Michel Gohou , Adrienne Koutouan , Jimmy Danger .
  • Un homme pour deux sœurs um filme de Marie-Louise Asseu lançado em 2007, com Bétika , Jimmy Danger , Michel Gohou
  • Le gentleman de Cocody, filme de Christian-Jaque lançado em 1964, com Jean Marais , Philippe Clay , Robert Dalban , Jacques Morel , Gil Delamare , Maria Grazia Buccela , Nancy Graow Buccela , Nancy Holloway e Liselotte Pulver .
  • Le virus   , filme de Bleu Brigitte lançado em dezembro de 2007, com Fortuné Akakpo, Fanta Coulibaly, Tatianna de M'C Ensira.
Música 
Abidjan é uma plataforma giratória para a música da África Ocidental e um grande produtor de arte musical na África. A cidade atrai a maioria dos músicos da Costa do Marfim, principalmente por causa de suas muitas danceterias , que permitem aos artistas fazer sua estréia e se expressar, gravadoras e mídia nacional. Aqui estão alguns exemplos dos artistas mais populares que fizeram sua estréia em Abidjan: Alpha Blondy , Aïcha Koné , o grupo Magic System , Meiway e Tiken Jah Fakoly , além de Gadji Celi , Chantal Taiba , Nayanka Bell e DJ Arafat. . Nos anos 80, Miriam Makebaveio a Abidjan quando não lhe foi permitido voltar ao seu país, a África do Sul , assim como a diva congolesa Tshala Muana , apóstola do estilo de dança soukous.

Desde os anos 90, Abidjan tem uma variedade significativa de estilos musicais sendo exportados para toda a África e o Ocidente. São Zoblazo , Mapouka , Zouglou e, desde 2002, o Coupé-Décalé ; a popularidade e a grande variedade dessas danças fazem da cidade uma espécie de dança africana e capital das tendências musicais. O Congo-Kinshasa anteriormente detinha esse título, com rumba , soukous e depois ndombolo . Abidjan também é considerada a capital do reggae da África.



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