ABERDEEM . Cidade principal da Alta Escócia ( é a terceira do país ), situada na embocadura dos Rios Don e Dee ( é o mais setentrional ...

Aberdeen. Cidade principal da Alta Escócia.

By | janeiro 02, 2020 Leave a Comment
ABERDEEM. Cidade principal da Alta Escócia ( é a terceira do país ), situada na embocadura dos
Rios Don e Dee ( é o mais setentrional dos grandes núcleos urbanos das ilhas Britanicas). Principal porto pesqueiro da Escócia, possui inúmeras indústrias de conserva de peixe e desenvolve intenso comércio. Conta ainda com fábricas de tecidos de juta e para a produçao de papel, estaleiros e produçao de celébre granito, utilizado na construçao da maioria dos grandes castelos da Escócia.

É uma cidade no nordeste da Escócia. É Escócia terceira mais populosa cidade , uma das 32 da Escócia governo local áreas do conselho e do Reino Unido  39ª mais populosa área urbana , com uma estimativa população oficial de 196.670 para a cidade de Aberdeen  e 227.560 para a área do conselho local. 

Entre meados do século XVIII e meados do século XX, os edifícios de Aberdeen incorporaram granito cinza localmente extraído, que pode brilhar como prata devido ao seu alto teor de mica .  Desde a descoberta do petróleo do Mar do Norte na década de 1970, Aberdeen é conhecida como a capital petrolífera offshore da Europa.  A área em torno de Aberdeen foi colonizada por pelo menos 8.000 anos, quando aldeias pré-históricas se estendiam ao redor das bocas dos rios Dee e Don . A cidade possui uma costa longa e arenosa e um clima marinho, o último resultando em verões frios e invernos amenos.

Aberdeen recebeu o status de burgh real de David I da Escócia (1124-1153),  transformando a cidade economicamente. As duas universidades da cidade, a Universidade de Aberdeen , fundada em 1495, e a Robert Gordon University , que recebeu o status de universidade em 1992, fazem de Aberdeen o centro educacional do nordeste da Escócia. As indústrias tradicionais de pesca, fabricação de papel, construção naval e têxtil foram ultrapassadas pela indústria de petróleo e pelo porto de Aberdeen. O heliporto de Aberdeen é um dos heliportos comerciais mais movimentados do mundo  e o porto marítimo é o maior do nordeste da Escócia.

Aberdeen costumava sediar o Festival Internacional da Juventude de Aberdeen , um grande evento internacional que atraía até 1000 das mais talentosas empresas de artes cênicas, mas o conselho encerrou o financiamento em 2017 e o festival foi encerrado em 2018. Em 2015, a Mercer nomeou Aberdeen o 57ª cidade mais habitável do mundo, bem como a quarta cidade mais habitável da Grã-Bretanha.  Em 2012, o HSBC nomeou Aberdeen como um centro de negócios líder e uma das oito 'super cidades' liderando a economia do Reino Unido, marcando-a como a única cidade da Escócia a receber esse prêmio. Em 2018, Aberdeen foi considerada a melhor cidade do Reino Unido para iniciar um negócio em um estudo divulgado pela empresa de pagamento com cartões Paymentsense.

HISTÓRIA

A área de Aberdeen tem assentamentos humanos há pelo menos 8.000 anos. A cidade começou como dois burghs separados : Old Aberdeen, na foz do rio Don; e New Aberdeen, um assentamento de pesca e comércio, onde a hidrovia Denburn entrava no estuário do rio Dee. O mais antigo foral foi concedido por William o Leão em 1179 e confirmou os direitos corporativos concedidos por David I . Em 1319, a Grande Carta de Robert, o Bruce, transformou Aberdeen em uma comunidade proprietária de propriedades e financeiramente independente. Concedida foi a Floresta de Stocket , nas proximidades , cuja renda serviu de base para o Fundo do Bem Comum da cidadeo que ainda beneficia os Aberdonians.  Durante as guerras da independência escocesa , Aberdeen estava sob o domínio Inglês, por isso, Robert the Bruce sitiou Aberdeen Castelo antes de destruí-lo em 1308, seguido de executar a guarnição Inglês. A cidade foi queimada por Eduardo III da Inglaterra em 1336, mas foi reconstruída e ampliada. A cidade foi fortemente fortificada para impedir ataques de senhores vizinhos, mas os portões foram removidos em 1770.


O portão de Powis Old Aberdeen, construído em 1834
Durante as Guerras dos Três Reinos de 1644 a 1647, a cidade foi saqueada pelos dois lados. Em 1644, foi capturado e saqueado pelas tropas realistas após a Batalha de Aberdeen [16] e dois anos depois foi invadido por uma força realista sob o comando do marquês de Huntly . [16] Em 1647, um surto de peste bubônica matou um quarto da população. No século 18, uma nova Câmara Municipal foi construído e os primeiros serviços sociais apareceu com o Infirmary em Woolmanhill em 1742 eo Lunatic Asylum em 1779. O conselho começou a grandes melhorias de estrada no final do século 18, com as principais vias deGeorge Street , King Street e Union Street, todas concluídas no início do século XIX.

Fotos históricas de Aberdeen c.  1900

O Castlegate e Union Street

Union Terrace, Aberdeen
As obras caras de infraestrutura levaram à falência da cidade em 1817, durante a depressão pós-napoleônica , uma crise econômica imediatamente após as guerras napoleônicas ; mas a prosperidade da cidade mais tarde se recuperou. A crescente importância econômica de Aberdeen e o desenvolvimento das indústrias de construção naval e pesca levaram à construção do atual porto, incluindo Victoria Dock e South Breakwater, e a extensão do North Pier. A iluminação pública de gás chegou em 1824 e um suprimento de água aprimorado apareceu em 1830 quando a água foi bombeada do Dee para um reservatório em Union Place. Um sistema de esgoto subterrâneo substituiu esgotos a céu aberto em 1865.  A cidade foi incorporadaem 1891. Embora a Velha Aberdeen tenha uma história separada e ainda mantenha a sua carta antiga, ela não é mais oficialmente independente. É parte integrante da cidade, assim como Woodside e o Burgh real de Torry, ao sul do rio Dee.

Ao longo da Segunda Guerra Mundial, Aberdeen foi atacado 32 vezes pela Luftwaffe alemã . Um dos ataques mais devastadores foi na quarta-feira, 21 de abril de 1943, quando 29 Luftwaffe Dornier 217, voando de Stavenger , na Noruega , atacaram a cidade entre as 22:17 e as 23:04  . Um total de 98 civis e 27 militares foram mortos, além de 9.668 casas danificadas, depois que uma mistura de 127 bombas incendiárias, altas explosivas e de fragmentação foi lançada na cidade em uma noite. Foi também o último ataque alemão a uma cidade escocesa durante a guerra.

Governança 

Marischal College , casa do Conselho da Cidade de Aberdeen, Broad St.

Aberdeen é governada localmente pelo Conselho da Cidade de Aberdeen , que compreende quarenta
Foto histórica
e cinco vereadores que representam as alas da cidade e é chefiado pelo Senhor Reitor . O atual Lord Provost é Barney Crockett. [20] De maio de 2003 a maio de 2007, o conselho foi dirigido por uma coalizão do Partido Liberal Democrata e Conservador . Após as eleições locais de maio de 2007, os Democratas Liberais formaram uma nova coalizão com o Partido Nacional Escocês .  Após um ganho de SNP dos conservadores depois da eleição, essa coalizão ocupou 28 dos 43 assentos. Após a eleição de 4 de maio de 2017, o conselho era controlado por uma coalizão de trabalhadores escoceses , conservadores escoceses e conselheiros independentes ; os conselheiros trabalhistas foram posteriormente suspensos pela líder do Partido Trabalhista escocês, Kezia Dugdale . 

Aberdeen é representada no Parlamento do Reino Unido por três círculos eleitorais : Aberdeen North e Aberdeen South, que estão totalmente dentro da área do conselho da cidade de Aberdeen, e Gordon , que inclui uma grande área da área do Conselho de Aberdeenshire .

No Parlamento escocês , a cidade é representada por três círculos eleitorais com limites diferentes:
Aberdeen Central e Aberdeen Donside estão totalmente dentro da área do conselho da cidade de Aberdeen. Aberdeen South e North Kincardine inclui a ala North Kincardine do Conselho de Aberdeenshire . Outros sete MSPs são eleitos como parte da região eleitoral do nordeste da Escócia . No Parlamento Europeu, a cidade é representada por seis eurodeputados, como parte do círculo eleitoral da Escócia.




Geografia 


Por estar situada entre duas foz do rio, a cidade tem pouca exposição natural à rocha. Isso deixa os
Costa de Aberdeen
geólogos locais em um pequeno dilema: apesar da alta concentração de geocientistas na área (cortesia da indústria do petróleo), há apenas uma vaga compreensão do que está por trás da cidade. No lado sul da cidade, as falésias costeiras expõem rochas metamórficas de alto grau do Grupo Grampian; a sudoeste e oeste estão extensos granitos invadidos por xistos de alto grau semelhantes; ao norte, os metamórficos são invadidos por complexos gabroicos. A pequena quantidade de geofísica realizada, e exposições ocasionais relacionadas a construções, combinadas com pequenas exposições nas margens do rio Don, sugerem que ele está realmente localizado em um interior de arenitos e lodos devonianos "velhos vermelhos".Período dalradiano (aproximadamente 480-600 milhões de anos atrás), com áreas esporádicas de granitos de Diorito ígneo , como o da pedreira de Rubislaw, que foi usado para construir grande parte das partes vitorianas da cidade. 

Na costa, Aberdeen tem uma longa praia de areia entre os dois rios, o Dee e o Don , que se
Praias de Aberdeen
transforma em altas dunas de areia ao norte do Don, estendendo-se até Fraserburgh ; ao sul do Dee, existem rochedos íngremes e rochosos, com apenas pequenas praias de cascalho e cascalho em enseadas profundas. Vários afloramentos de granito ao longo da costa sul foram extraídos no passado, criando paisagens espetaculares e boas escaladas.

A cidade estende-se a 185,7 km e inclui os ex-burghs de Old Aberdeen, Nova Aberdeen, Woodside e do Burgo Real de Torry ao sul do rio Dee . Em 2017, isso deu à cidade uma densidade populacional de 1.225.A cidade é construída em muitas colinas, com o início original da cidade crescendo em Castle Hill, St. Catherine's Hill e Windmill Hill.


Religião 


Catedral de St Machar , Old Aberdeen
O cristianismo é a principal religião praticada na cidade. As maiores denominações de Aberdeen são a Igreja da Escócia (através do Presbitério de Aberdeen ) e a Igreja Católica Romana , ambas com numerosas igrejas em toda a cidade, com a Igreja Episcopal Escocesa tendo o terceiro maior número. O censo mais recente em 2001 mostrou que Aberdeen tem a maior proporção de residentes não religiosos de qualquer cidade da Escócia, com quase 43% dos cidadãos alegando não ter religião  e várias antigas igrejas da cidade foram convertidas em bares e restaurantes. Na Idade Média , o Kirk de São Nicolauera o único burgh kirk e uma das maiores igrejas paroquiais da Escócia. Como vários outros kirks escoceses, foi subdividido após a Reforma , neste caso nas igrejas do Oriente e do Ocidente. Nessa época, a cidade também abrigava casas dos Carmelitas (Whitefriars)  e Franciscanos (Greyfriars), os quais sobreviveram de forma modificada como a capela do Marischal College no início do século XX.
Pináculos do Sul e São Nicolau Kirk, vistos da Union Street

A Catedral de St. Machar foi construída vinte anos depois que David I (1124–1153) transferiu a diocese pré-reforma de Mortlach, em Banffshire, para Old Aberdeen, em 1137. Com exceção do episcopado de William Elphinstone (1484–1511), a construção progrediu lentamente. Gavin Dunbar , que o seguiu em 1518, completou a estrutura adicionando as duas torres ocidentais e o transepto sul. Agora é uma congregação da Igreja da Escócia . Aberdeen tem outras duas catedrais: a Catedral de Santa Maria é uma catedral católica romana em estilo gótico , erguida em 1859. Além disso,A Catedral de Santo André serve a Igreja Episcopal Escocesa . Foi construído em 1817 como a primeira comissão de Archibald Simpson e contém um memorial à consagração do primeiro bispo da Igreja Episcopal nos Estados Unidos da América , que ocorreu nas proximidades. Em 1804, a Igreja de São Pedro , a primeira igreja católica romana permanente na cidade após a reforma. 
Igreja de Gilcomston, Union Street


Numerosas outras denominações protestantes estão presentes em Aberdeen. A cidadela do Exército de Salvação no Castlegate domina a vista do extremo leste da Union Street. Além disso, há uma igreja unitária , estabelecida em 1833 e localizada em Skene Terrace. Os Cristadelfianos estão presentes em Aberdeen desde pelo menos 1844. Ao longo dos anos, eles alugaram espaço para reuniões em vários locais e atualmente se encontram no Inchgarth Community Center em Garthdee. [50] Há também uma capela Quaker na Crown Street, o único Quaker House construído na Escócia que ainda está em uso hoje. Além disso, existem várias congregações batistas na cidade e igrejas evangélicas.congregações têm aparecido em números significativos desde o final dos anos 2000. A cidade também possui duas capelas da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Igreja SUD).



Union Street em direção a West End
Há também uma mesquita em Old Aberdeen, que serve a comunidade islâmica da cidade, e uma Sinagoga Judaica Ortodoxa criada em 1945. Há também um templo budista tailandês localizado na área de Hazelhead da cidade. Não há edifícios hindus formais , embora a Universidade de Aberdeen tenha uma pequena sociedade bahá'í e haja uma reunião religiosa hindu quinzenal nas 1ª e 3ª tardes de domingo no salão da igreja de Queens Cross Parish. 
Academia, Belmont Street e Schoolhill

As ruas comerciais tradicionais são Union Street e George Street , agora complementadas por shopping centers, notadamente o Bon Accord Center e o Trinity Shopping Center . Um desenvolvimento de varejo de £ 190 milhões  , Union Square , foi concluído no final de setembro / início de outubro de 2009. Os principais parques de varejo fora do centro da cidade incluem o Berryden Retail Park, o Kittybrewster Retail Park e o Beach Boulevard Retail Park.

Em março de 2004, Aberdeen recebeu o status Fairtrade City pela Fairtrade Foundation .  Juntamente com Dundee, ele compartilha a distinção de ser a primeira cidade da Escócia a receber esse prêmio.

Marcos 

A arquitetura de Aberdeen é conhecida por seu uso principal durante a era vitoriana de granito , que levou ao apelido local de Granite City ou, mais romanticamente, ao nome menos usado de Silver City , já que a Mica na pedra brilha ao sol. A pedra cinza dura é um dos materiais mais duráveis ​​disponíveis e ajuda a explicar por que os edifícios da cidade parecem novos quando foram limpos recentemente e o cimento foi apontado. Ao contrário de outras cidades escocesas, onde o arenitousado, os edifícios não sofrem intempéries e precisam de muito pouca manutenção estrutural em sua alvenaria. Os edifícios podem, no entanto, tornar-se visivelmente mais escuros como resultado da poluição e da sujeira acumuladas ao longo dos anos. No entanto, houve um grande sucesso na limpeza dos edifícios, o que pode resultar na restauração de sua fachada de volta à aparência original.

Entre os edifícios notáveis ​​na rua principal da cidade, a Union Street , estão o Town and County Bank, o Music Hall , o Trinity Hall dos negócios incorporados (originados entre 1398 e 1527, embora completamente reconstruídos nos anos 1860), agora um shopping center ; o antigo escritório da Northern Assurance Company e o Banco Nacional da Escócia . Na Castle Street, uma continuação a leste da Union Street, fica a nova Town House, um marco muito importante em Aberdeen, construído entre 1868 e 1873, com um design de Peddie e Kinnear. 

A extensão de Alexander Marshall Mackenzie ao Marischal College na Broad Street, inaugurada pelo rei Edward VII em 1906, criou o segundo maior edifício de granito do mundo (depois de Escorial , Madri). 

Além dos muitos prédios de referência, Aberdeen tem muitas estátuas públicas de destaque, três das mais notáveis ​​são William Wallace no cruzamento entre Union Terrace e Rosemount Viaduct, Robert Burns no Union Terrace, acima do Union Terrace Gardens , e Robert the Bruce, no ar a carta que ele emitiu para a cidade em 1319 na Broad Street, nos arredores do Marischal College .
Edifícios de granito na Union Street

Parques, jardins e espaços abertos 
Artigo principal: Espaços verdes e passagens em Aberdeen
Aberdeen é famosa por seus 45  parques e jardins e exibições florais em toda a cidade, que incluem dois milhões de rosas, onze milhões de narcisos e três milhões de açafrões. A cidade ganhou o Royal Horticultural Society 's -Bretanha em Bloom 'Melhor Cidade' vezes prêmio dez, a Scotland geral na flor competição vinte vezes e a categoria grande cidade todos os anos desde 1968.  No entanto, apesar dos recentes relatos espúrios, o Aberdeen nunca foi banido da Grã-Bretanha na competição Bloom. A cidade ganhou o prêmio 2006 de "Melhor Cidade" da Escócia em Bloom, juntamente com o prêmio Cidades Internacionais em Bloom. O subúrbio de Dyce também ganhou o prêmio Small Towns. 
Head Post Office, Crown Street


Duthie Park
O Duthie Park foi inaugurado em 1899 na margem norte do rio Dee . Foi nomeado e entregue à cidade pela senhorita Elizabeth Crombie Duthie de Ruthrieston em 1881. Possui extensos jardins, uma colina de rosas, lago para barcos, coreto e área de recreação, além dos segundos maiores jardins fechados da Europa, os David Welch Winter Gardens. O Hazlehead Park , é grande e arborizado, localizado nos arredores da cidade, é popular entre os caminhantes nas florestas, entusiastas de esportes, naturalistas e piqueniques. Existem campos de futebol, dois campos de golfe, um campo de arremesso de peso e uma escola de equitação.


Union Terrace Gardens
O sucesso de Aberdeen nas competições britânicas em Bloom é frequentemente atribuído ao Johnston Gardens , um pequeno parque de um hectare no extremo oeste da cidade, contendo muitas flores e plantas diferentes que são conhecidas por sua beleza. Em 2002, o jardim foi nomeado o melhor jardim das Ilhas Britânicas . Seaton Park , anteriormente o terreno de uma casa particular, fica nos limites da Catedral de St Machar . O Cathedral Walk é mantido em um estilo formal, com uma grande variedade de plantas, proporcionando uma exibição popular. O parque inclui várias outras áreas com estilos contrastantes. Union Terrace Gardensaberto em 1879 e está situado no centro da cidade. Abrange 2,5 acres (1,0 ha) no centro de Aberdeen, com três lados pela Union Street, Union Terrace e Rosemount Viaduct. O parque forma um anfiteatro natural localizado no vale de Denburn e é um oásis de paz e tranquilidade no centro da cidade. Uma proposta recente de construção de uma superestrutura de concreto e aço de três andares no lugar dos jardins, parte da qual proporcionará um concurso comercial, mostrou-se altamente controversa. 

Situado um ao lado do outro, o Victoria Park e o Westburn Park cobrem 11 hectares entre eles. O Victoria Park foi inaugurado em 1871. Há um conservatório usado como área de estar e uma fonte feita de quatorze granitos diferentes, apresentada às pessoas pelos polidores e construtores de granito de Aberdeen. Em frente ao norte fica o Westburn Park, inaugurado em 1901. Com grandes gramados, é amplamente utilizado para esportes de campo. Há um grande centro de tênis com quadras cobertas e ao ar livre, uma pista de ciclismo infantil, área de recreação e um gramado de bocha.


Teatros e salas de concerto 


Aberdeen já recebeu vários teatros ao longo de sua história, alguns dos quais foram posteriormente convertidos ou destruídos. Os mais famosos incluem:

  • Teatro de Sua Majestade (HMT), no viaduto de Rosemount 
  • O Tivoli , na Guild Street 
  • Teatro Capitólio , na Union Street
  • Centro de Artes de Aberdeen , na King Street
  • O teatro do palácio, na rua Bridge
  • O limoeiro na West North Street
  • A principal sala de concertos é o Music Hall na Union Street, construído em 1822.

Transportes 


O Aeroporto de Aberdeen (ABZ), em Dyce, no norte da cidade, serve destinos domésticos e internacionais, incluindo França, Alemanha, Holanda, Espanha, Bélgica, Áustria, Irlanda e países escandinavos. O heliporto que serve a indústria de petróleo e serviços de resgate é um dos heliportos comerciais mais movimentados do mundo.]

A estação ferroviária de Aberdeen fica na principal rede ferroviária do Reino Unido e o Abellio ScotRail tem trens diretos frequentes para as principais cidades de Edimburgo , Glasgow e Inverness . A London North Eastern Railway e o Caledonian Sleeper operam trens diretos para Londres. A estação está sendo atualizada para trazê-la para a era moderna.  Em 2007, foram feitas adições e uma nova bilheteria foi construída no prédio. A viagem ferroviária direta mais longa do Reino Unido vai de Aberdeen a Penzance . É operado pela CrossCountry, saindo de Aberdeen às 08:20 e levando 13 horas e 23 minutos. Hoje, todos os serviços ferroviários ao sul passam por Dundee. A linha principal mais rápida de Aberdeen para Perth via Forfar e Strathmore foi fechada em 1967 como resultado dos cortes de faias , e a linha principal mais rápida de Perth para Edimburgo via Glenfarg também foi fechada posteriormente em 1970.


Até 2007, uma estação de ônibus de concreto na década de 1950, na Guild Street, servia fora da cidade; desde então, foi transferido para uma nova e bem apresentada estação rodoviária, a apenas 100 metros a leste da Market Street, como parte do desenvolvimento da Union Square .

Existem seis estradas principais dentro e fora da cidade. A A90 é a principal via arterial para a cidade do norte e do sul, ligando Aberdeen a Edimburgo , Dundee, Brechin e Perth ao sul e Ellon , Peterhead e Fraserburgh ao norte. A A96 liga Elgin e Inverness e o noroeste. A A93 é a principal rota para o oeste, em direção a Royal Deeside e Cairngorms . Depois de Braemar , vira para o sul, fornecendo uma rota turística alternativa para Perth. O A944 também segue para oeste, através de Westhill e para Alford. A A92 era a estrada ao sul original para Aberdeen antes da construção da A90, e agora é usada como rota turística, conectando as cidades de Montrose e Arbroath e na costa leste. O A947 sai da cidade em Dyce e segue para Newmachar , Oldmeldrum e Turriff, terminando finalmente em Banff e Macduff .


Depois de ser discutida há 60 anos e sustentada nos últimos cinco anos por uma série de desafios legais, a tão esperada Rota Periférica Ocidental de Aberdeen recebeu o aval depois que os ativistas perderam seu apelo à Suprema Corte do Reino Unido em outubro de 2012 A rota de 50 milhas (50 milhas) estava prevista para ser concluída em 2018 e esperava-se reduzir significativamente o congestionamento de tráfego na cidade e nos arredores. [74] Aberdeen Harbour é importante como o maior do norte da Escócia e serve a rota de balsa para Orkney e Shetland . Fundado em 1136, o porto foi referido como o negócio mais antigo da Grã-Bretanha. 

O FirstGroup opera os ônibus da cidade sob o nome First Aberdeen , como sucessor do Grampian Regional Transport (GRT) e da Aberdeen Corporation Tramways . Aberdeen é a sede global do FirstGroup plc, tendo crescido a partir do GRT Group . O primeiro ainda está baseado no antigo depósito da Aberdeen Tramways em King Street,  que agora foi reconstruído em uma nova sede global e no depósito de ônibus de Aberdeen. O Stagecoach East Scotland também opera ônibus em Aberdeen e Aberdeenshire, sob a marca Stagecoach Bluebird. A Megabus opera ônibus da estação de ônibus para os locais ao norte e ao sul da cidade.

A National Express opera serviços de ônibus expresso para Londres duas vezes por dia. O serviço 590, operado pela Bruce's Coaches of Salsburgh, opera de manhã e funciona durante o dia, com ligações para Dundee , Perth , Glasgow, Hamilton , Hamilton , Carlisle , Milton Keynes , Golders Green e Victoria Coach Station , enquanto o 592 (operado pela Parks of Hamilton ) sai à noite e viaja durante a noite, telefonando para Dundee , Glasgow, Hamilton , Carlisle, Aeroporto de Heathrow e Victoria Coach Station. Além disso, existem serviços Megabus para Londres e Edimburgo e serviços escoceses da Citylink para Glasgow, operados pela Stagecoach East Scotland e Parks of Hamilton usando a decoração Citylink em ouro e azul.

Aberdeen está conectada à Rede Nacional de Ciclos do Reino Unido e tem uma trilha para o sul, conectando-se a cidades como Dundee e Edimburgo, e uma ao norte, que bifurca a cerca de 15 km da cidade em duas trilhas diferentes, indo para Inverness e Fraserburgh, respectivamente. Duas trilhas populares ao longo de trilhos de trem antigos são o Caminho Deeside para Banchory (que acabará por se conectar a Ballater) e o Caminho Formartine e Buchan e Ellon, ambos usados ​​por uma mistura de ciclistas, caminhantes e ocasionalmente cavalos. Quatro locais de estacionamento e passeio atendem à cidade: Stonehaven e Ellon (19 a 27 km) do centro da cidade) e Kingswells e Bridge of Don (5 a 6 km) Fora).

O estuário de Dee, o porto de Aberdeen, foi continuamente aprimorado. Começando como um porto de pesca, passando para arrastões a vapor, a indústria do petróleo, é agora um importante porto de partida para o Báltico e a Escandinávia .  As principais exportações incluem fertilizantes, granitos e produtos químicos.

Cultura 

Museus e galerias
A cidade possui uma ampla variedade de atividades culturais, comodidades e museus.  A cidade é visitada regularmente pelas Empresas Nacionais de Artes da Escócia . A Galeria de Arte de Aberdeen abriga uma coleção de pinturas impressionistas , vitorianas, escocesas e britânicas do século XX, além de coleções de prata e vidro. Ele também inclui o Alexander Macdonald Bequest, uma coleção de obras do final do século XIX doadas pelo primeiro benfeitor do museu e uma coleção em constante mudança de obras contemporâneas e exposições regulares. 

O Museu Marítimo de Aberdeen , localizado em Shiprow , conta a história dos vínculos de Aberdeen com o mar, desde os dias dos navios a vela e de tosquiadores até a mais recente tecnologia de exploração de petróleo e gás. Ele inclui um modelo de 8,5 metros de altura (28 pés) da plataforma de produção de petróleo de Murchison e uma montagem do século XIX tirada do farol de Rattray Head , a Provost Ross 'House é a segunda casa mais antiga da cidade. Foi construído em 1593 e tornou-se a residência do reitor John Ross de Arnage em 1702. A casa mantém algumas características medievais originais , incluindo cozinha, lareiras e tetos com vigas e tábuas.O Museu Gordon Highlanders conta a história de um dos regimentos mais conhecidos da Escócia. 

O Marischal Museum possui as principais coleções da Universidade de Aberdeen , compreendendo cerca de 80.000 itens nas áreas de arte, história e arqueologia escocesa e arqueologia européia, mediterrânea e do Oriente Próximo. As exposições permanentes e as coleções de referência são aumentadas por exposições temporárias regulares.  Fechou ao público em 2008 para reformas; sua data de reabertura ainda não foi confirmada.  O Museu do Rei atua como o principal museu da universidade enquanto isso.

Festivais e artes cênicas 
Aberdeen é sede de vários eventos e festivais, incluindo o Festival
Internacional da Juventude de Aberdeen (o maior festival de artes do mundo para jovens artistas), o Festival de Jazz de Aberdeen , o Festival Alternativo de Aberdeen , o Rootin 'Aboot (um evento de música folclórica e de raízes), Triptych , o Festival de literatura da Universidade de Aberdeen Word and DanceLive, o único festival de dança contemporânea da Escócia, produzido pela organização de dança Citymoves da cidade.

A Aberdeen Student Show , realizada anualmente sem interrupção desde 1921, sob os auspícios da Campanha de Caridade para Estudantes de Aberdeen, é a mais longa do gênero no Reino Unido. É escrito, produzido e realizado por estudantes e graduados das universidades e instituições de ensino superior de Aberdeen. Desde 1929 - exceto em algumas ocasiões - ele é apresentado no teatro de Sua Majestade . O Student Show tradicionalmente combina comédia e música, inspiradas no dialeto e no humor dórico do nordeste

Os festivais nacionais que visitaram Aberdeen em 2012 incluíram o British Science Festival em
setembro, organizado pela Universidade de Aberdeen, mas com eventos também ocorrendo na Robert Gordon University e em outros locais da cidade. Em fevereiro de 2012, a Universidade de Aberdeen também sediou o Festival de Dança Folclórica Inter Varsity , o festival folclórico mais antigo do Reino Unido







A região de Aberdeen deu seu nome a vários pratos, incluindo o amanteigado de Aberdeen (também conhecido como "rowie")  e a lingüiça de Aberdeen.  O amanteigado de Aberdeen é visto com mais frequência e é vendido em padarias e supermercados em toda a cidade. É comparável a um croissant que é plano e redondo, com um sabor amanteigado, saboroso e textura escamosa. Muitas vezes, é torrado e servido simples ou com manteiga ou geléia.

Em 2015, um estudo foi publicado no The Scotsman, que analisou a presença de lojas de fast food da marca na Escócia. Das dez cidades analisadas, verificou-se que Aberdeen tinha a menor concentração per capita, com apenas 0,12 lojas por 1.000 habitantes. 






Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comments: