MIGUEL ALVES. Cidade e município do Estado do Piauí, 33 146 hab. Zona do Baixo Paranaíba. O natural ou habitante e o miguel-alvense. O município de Miguel Alves está localizado na região norte do estado do Piauí, na microrregião do Baixo Parnaíba piauiense, distante 110 quilômetros de Teresina, a Capital do estado. Possui uma área territorial de 1.419 km2, ocupando 0,56% da área total do estado e 0,0156 % da área do Brasil, sendo maior do que vários países do mundo. Limita-se ao norte com o estado do Maranhão, Porto e Nossa Senhora dos Remédios (PI); ao sul com União, Lagoa Alegre; a leste com Nossa Senhora dos Remédios, Barras e cabeceiras e a oeste com o estado do Maranhão, sendo separado pelo limite natural o Rio Parnaíba. O município de Miguel Alves está inserido no território do Entre Rios, localizado na macrorregião Meio-Norte. Entre os setores determinantes para o seu desenvolvimento está a área de comércio e serviços, principalmente na saúde e educação. Fazem parte do território os seguintes municípios: Alto Longa; Coivaras; Miguel Alves; Altos; José de Freitas; Lagoa Alegre; Teresina; União; Pau D’Arco do Piauí, Beneditinos; Curralinhos; Demerval Lobão; Lagoa do Piauí; Miguel Leão; Monsenhor Gil, Agricolândia; Água Branca; Amarante; Angical do Piauí; Barro Duro; Hugo Napoleão; Jardim do Mulato; Lagoinha do Piauí; Olho D’Água do Piauí; Palmeirais; Passagem Franca do Piauí; Regeneração; Santo Antônio dos Milagres; São Gonçalo do Piauí; São Pedro do Piauí.
HISTORIA DA CIDADE
Em consequência da maior seca do século XIX, por volta de 1875, vários migrantes nordestinos, principalmente cearenses, fugindo da seca, fixaram residência nas propriedades do Sr. Miguel Alves, tendo em vista a notícia que o lugar era muito fértil e agradável a diversos cultivares. Em lugar previamente determinado pelo proprietário, levantaram suas casas e passaram
a trabalhar na agricultura, aproveitando sempre as áreas ribeirinhas, as vazantes e os baixões. Antes da chegada dos migrantes o lugar possuía seis (06) habitantes e, em 1875, devido à migração, o numero de moradores cresceu bastante e o lugar passou a ser conhecido como Arraial do Seu Miguel. Entre 1880 e 1885 chegaram os senhores Ricardo Antônio Xavier e Lúcio Ferreira da Silva que passaram, além do fumo, cultivar também o algodão. Nessa época chegou Mariano de Sousa Mendes que além das citadas acima criava gado. A partir daí estabeleceram as primeiras lojas comerciais, fundaram as primeiras fazendas e, juntamente com Miguel Alves, levantaram as primeiras casas de telhas, erigiram a capela de São Miguel Arcanjo e construíram o primeiro cemitério. Proclamada a República, o lugarejo sobressaia-se pelo progresso e o crescimento em todos os aspectos.Sabe-se pelos primeiros habitantes da lugar, que chamavam de Porto da Lenha, isto porque, a navegação feita no Rio Parnaíba, tinha lugares para ancorarem vapores e lanchas, com a finalidade, de venderem mercadorias e comprarem abastecimentos, para longas viagens , rio à cima, rio abaixo, também pegavam lenhas para combustão das máquinas à vapor como chamavam.
No começo do século XIX, o cearense Miguel Alves, castigado pelas secas de sua terra, aqui chegou, construindo residência num morro perto do rio Parnaíba. A vista era muito bonita , por este motivo chamaram de Monte Alegre. Desenvolvendo o comércio e o cultivo da terra, produzindo arroz, milho, mandioca, algodão e fumo, o qual foi o principal produto da terra por vários anos. Seus descendentes permaneceram no povoado.
Em 1830, travaram-se renhidas lutas em diversas localidades do povoado; motivadas pelos revoltosos, chamados de Balaios.
A Lei Número 636, de 11 de julho de 1911, deu ao povoado ou vila o Nome de Miguel Alves. Deram o título de Distrito Judiciário, pertencente a comarca de União . Em 24 de maio de 1912, o Juiz de Direito da cidade de União, Dr. Luiz Nogueira, instalou o município de Miguel Alves.
Endereço da Prefeitura de Miguel Alves
Rua Mariano Mendes, 33
MIGUEL ALVES - PI, 64130-000
Telefone da prefeitura (86) 3244-1240
Outras informações
0 Comments: