GOIANINHA . Cidade e muncípio do Estado do Rio Grande do Norte, com 192,3 km² e 23 209 habitantes. Zona do Litoral.Agropecuária e Agricul...

Goianinha RN - Informaçoes sobre Suas Atraçoes Turísticas,hoteis,restaurantes etc.

By | janeiro 26, 2020 Leave a Comment
GOIANINHA. Cidade e muncípio do Estado do Rio Grande do Norte, com 192,3 km² e 23 209 habitantes. Zona do Litoral.Agropecuária e Agricultura - Esta prática é incentivada pela Prefeitura de Goianinha que a fomenta, doando sementes para serem utilizadas no plantio e ainda faz, o corte da terra com os tratores.Tropical chuvoso com verão seco e estação chuvosa adiantando-se para o outono.O natural ou habitante é o goianinhense.
HISTÓRIA DA CIDADE: No ano de 1635, a aldeia da área chamada Goacana ou Viajana, figurava entre as seis maiores da capitania do Rio Grande do Norte, e era habitada pelos índios Janduí. Nos idos de 1687, segundo alguns historiadores, a região foi habitada por moradores brancos, provavelmente portugueses, depois da expulsão dos  índios. O início da exploração da região aconteceu de fato a partir das datas de sesmarias, concedidas a vendedores ambulantes vindos de Goiana Grande, no Estado de Pernambuco. Os ambulantes chegaram a aldeia no século XVII e a chamaram de Goianinha, ou seja,  uma Goiana pequena. O crescimento do povoado desenvolveu-se dentro de uma produtividade econômica voltada para a agricultura, a pesca e a pecuária. No dia 7 de agosto de 1832, era criado o município de Goianinha, que só foi elevado à categoria de cidade 96 anos depois, através do Decreto Estadual  n° 712, de 2 de novembro de 1928.

Goianinha, assim como grande parte dos municípios norte-rio-grandenses, tem uma economia formada por diversas atividades como: pecuária, agricultura, indústria, comércio e turismo.


Dentre as atividades econômicas mais antigas, está a produção de tijolos e telhas, tradicional há mais de três décadas. Contudo, atualmente, não possui tanta expressividade no cenário econômico geral.

A cultura da cana-de-açúcar ainda é uma das mais importantes do município, não somente pela quantidade e valor da produção na economia, mas pela representatividade histórica. Goianinha ainda conserva fazendas, onde se pode observar toda a história da cultura canavieira, entre elas, a Fazenda Bom Jardim é um exemplo.

O comércio tem sido a atividade que mais movimenta a economia goianinhense, com desenvolvimento e expansão das empresas locais, além da instalação de grandes grupos empresariais no município.

A cultura do município se destaca pelo grande acervo cultural: edificações datadas do período colonial como a Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres, o Cemitério Municipal, as construções dos engenhos Bom Jardim e Bosque, o prédio do Instituto Santa Terezinha e Estação Ferroviária, além de contar com várias edificações da arquitetura neoclássica, típicas do século XIX.


Também fazem parte da cultura do município manifestações populares, como: o Zambê, a Ciranda, o Pastoril e os grupos de João Redondo. No mês de junho, os festejos juninos são tradicionais com apresentações de quadrilhas nos bairros e comunidades do município. A valorização e o incentivo à cultura municipal têm acontecido de forma bastante expressiva, possibilitando e oportunizando um maior conhecimento e aprendizado da história através dos fatos que integram a cultura, seja ela popular ou erudita.


O cangaço é fato conhecido de todos, porém o cangaço teve mairo abrangência no sertão nordestino. porém Goianinha tem suas histórias ligadas ao cangaço. Nossa hisória começa no início do mês de fevereiro de 1906, quando chegou a cidade um casal, desconecido da sociedade local. A mulher era uma bonita moça, branca, aparentando ter a jovem uns 18 anos de idade, que se chamava Ana Maria da Conceição e vinha acompanhada de um homem negro.
    A comunidade não sabia, mas aquele homem era um conhecido e temível cangaceiro acunhado como Rio Preto, personagem de nossa história.
    Surpreendentemente o desconhecido procurou o delegado local, Manoel Ottoni de Araújo Lima(proprietário do Engenho bom jardim), para conseguir trabalho como agricultor ou em alguma outra função. O delegado não lhe deu serviço, mas indicou-lhe o engenho “Bosque” cujo proprietário era o padre João Alípio da Cunha(engenho hoje de propriedade da família Barbalho), este igualmente lhe negou trabalho, mas o despachou para o engenho “Jardim”, onde o administrador Manoel Lúcio Peixoto admitiu o aparente e inofensivo trabalhador.
    Os primeiros dias de Rio Preto como trabalhador do campo seguiam tranquilos. Contudo, entre a comunidade, a desconfiança era geral. Chamava muita a atenção o fato daquele humilde trabalhador rural, acompanhado de uma mulher considerada bonita e além de tudo branca.
    Para a sociedade do Rio Grande do Norte, que até hoje ainda não se livrou de atitudes preconceituosas e racistas com relação aos negros, este casal inter-racial, chegando à provinciana vila de Goianinha de 1906, chamou muito a atenção do lugar.
    Na noite de segunda-feira, 19 de fevereiro de 1906, um grupo armado atacou uma propriedade distante12 quilômetros de Goianinha. Os bandidos chegaram de surpresa, anunciaram o assalto e em seguida passaram a arrombar a porta da sede da fazenda. O proprietário Carlos de Paiva Rocha consegue fugir com uma irmã para os matos. O grupo de bandidos, senhores da casa, praticam de extrema violência contra o vaqueiro Antonio Gomes, para este dar conta dos objetos de valor ali existentes. Os celerados levam jóias, outros objetos pessoais, roupas e três cavalos para a fuga, deixando um prejuízo superior a um conto de réis. Em meio às ameaças, um dos bandidos afirma ser o “célebre Antônio Silvino, o Rifle de Ouro”. Logo a notícia se espalha e a região fica em estado de alerta.
    Aparentemente o trabalhador negro, que todos desconheciam ser Rio Preto não tinha ligação com o assalto ocorrido na propriedade “Martelos”. Mas não é difícil supor que naquele momento, todo forasteiro passasse a ser considerado suspeito.
    Estas desconfianças fizeram o administrador da fazenda “Jardim” buscar “jeitosamente”, como afirma o jornal “A Republica”, junto ao seu novo empregado maiores informações sobre seu passado, prometendo-lhe proteção em troca da verdade. Rio Preto, sem desconfiar, abriu o jogo sobre suas andanças no cangaço e sua participação no bando de Antônio Silvino. O administrador Manoel Lúcio promete guardar segredo.
Em pouco tempo Manoel Lúcio Peixoto, procurou discretamente o delegado e relatou tudo que o disfarçado cangaceiro tinha lhe falado.

Em 19 de fevereiro, sem esboçar resistência, o temível cangaceiro Rio Preto foi detido pelo delegado Cel. Manoel Ottoni. Rapidamente foi providenciado o transporte do cangaceiro para a capital do estado através do trem da Great Western.


Endereço da Prefeitura  de Goianinha RN

Prefeitura de Goianinha
Km 003 - nº 96 
GOIANINHA - RN, 59173-000

Telefone da prefeitura (84) 3243-3900




Outras informaçoes: Padroeira de Goianinha, RN
         Nossa Senhora dos Prazeres, 
                      Padroeira da cidade de Goianinha
































Principais Pontos Turísticos 

Artesanato

Goianinha possui excelente qualidade na produção de artesanatos com sizal, macheteria, palha de carnaúba. Os produtos são os mais variados: bolsas, tapetes, bandejas, porta guardanapos, porta jóias, caixas, etc. Os artesãos são pessoas da população local em sua maioria, adolescentes, a partir dos 16 anos e idosos. A venda é feita em feiras, Pipa, Tibau e no Centro de Turismo. Já existem planos para exportação, portanto, ainda não passam de expectativas. O município possui uma Associação de Artesão que incentiva a prática oferecendo grupos de “Costura Moda Praia”, “Turma da Macheteria” e “Serigrafia”.

Turismo Ecológico

O município de Goianinha possui potencial para a prática desta atividade. Marcada pela grande presença de estrangeiros que visitam nossa ecologia. Esta prática não é recente no município.




Resultado de imagem para PRINCIPAIS PONTOS DE GOIANINHA RIO GRANDE DO NORTE"









Resultado de imagem para PRINCIPAIS PONTOS DE GOIANINHA RIO GRANDE DO NORTE"

Resultado de imagem para PRINCIPAIS PONTOS DE GOIANINHA RIO GRANDE DO NORTE"






Como chegar, hotéis, restaurantes, passeios e mais


DDD84

Distância de outras cidades:


  • Arez 9.8 km
  • Espírito Santo 13.3 km
  • Senador Georgino Avelino 15 km
  • Tibau do Sul 15.7 km
  • Canguaretama 15.7 km
  • Vila Flor 16.1 km
  • Jundiá 16.9 km
  • Brejinho 18.6 km
  • Pedro Velho 19.1 km
  • Nísia Floresta 19.5 km
  • São José de Mipibu 22 km
  • Baía Formosa 24.9 km
  • Montanhas 25.6 km
  • Lagoa de Pedras 27.8 km
  • Santo Antônio 30.3 km
  • Serrinha 32.2 km
  • Nova Cruz 34.2 km
  • Vera Cruz 34.9 km
  • Lagoa Salgada 35.6 km
  • Jacaraú 39.6 km
  • Parnamirim 40.8 km



COMO IR PARA GOIANINHA RN



Telefone: (84) 3620-4040 / 3205-2922
Endereço: Avenida Capitão Mor Gouveia- 1597, Cidade da Esperança, Goianinha  – RN


HOTÉIS EM GOIANINHA RN
Pesquise aqui



RESTAURANTES GOIANINHA RN
Pesquise aqui


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comments: