Adelaide está situada nas planícies de Adelaide, ao norte da Península Fleurieu , entre o Golfo São Vicente , a oeste, e as Montanhas M...

Adelaide - Capital do Estado de Austrália do Sul

By | janeiro 02, 2020 1 comment
Adelaide está situada nas planícies de Adelaide, ao norte da Península Fleurieu , entre o Golfo São
Vicente , a oeste, e as Montanhas Mount Lofty , a leste. Sua área metropolitana se estende por 20 km (12 milhas) da costa até o sopé das cordilheiras do Monte Elevado e se estende por 96 km (60 milhas) de Gawler, no norte, até a praia de Sellicks, no sul.

Nomeada em homenagem à rainha Adelaide , consorte do rei Guilherme IV , a cidade foi fundada em 1836 como a capital planejada para a única província britânica de livre comércio na Austrália.  O coronel William Light , um dos pais fundadores de Adelaide, projetou o centro da cidade e escolheu sua localização perto do rio Torrens , na área originalmente habitada pelo povo Kaurna e conhecida como Tarndanyangga ("local do canguru vermelho"). O design da Light, agora listado como patrimônio nacional , estabeleceu o centro da cidade em um layout de grade, intercalada por amplas avenidas e grandes praças públicas, e totalmente cercada por parques .

Adelaide colonial inicial foi moldada pela diversidade e riqueza de seus colonos livres, em contraste com a história dos condenados de outras cidades australianas. Até a era do pós-guerra , era a terceira maior cidade da Austrália. Ela é conhecida por seus principais exemplos de liberdade religiosa e reformas políticas progressivas, e ficou conhecida como a "Cidade das Igrejas" devido à sua diversidade de crenças. Hoje, Adelaide é conhecida por seus muitos festivais e eventos esportivos, sua comida e vinho , seu litoral e colinas, e seus grandes setores de defesa e fabricação. A qualidade de vida de Adelaide classificou-se consistentemente em várias medidas ao longo do século XXI.

Como centro comercial e governamental da Austrália do Sul, Adelaide é o local de muitas instituições governamentais e financeiras. A maioria destes está concentrada no centro da cidade, ao longo das avenidas culturais de North Terrace e King William Street .


Adelaide é uma cidade planejada, projetada pelo primeiro Surveyor-Geral da Austrália do Sul, Coronel William Light . Seu plano, às vezes chamado de "Visão da Luz" (também o nome de uma estátua dele no Montefiore Hill ), organizava Adelaide em uma grade , com cinco quadrados no centro da cidade de Adelaide e um anel de parques, conhecido como Adelaide Parklands , circundando-o. A seleção da Light pela localização da cidade era inicialmente impopular entre os primeiros colonos, assim como o primeiro governador da Austrália do Sul, John Hindmarsh, devido à distância do porto em Port Adelaide e à falta de água doce por lá. Light persistiu com sucesso com sua escolha de local contra essa oposição inicial. Evidências recentes sugerem que a Light trabalhou em estreita colaboração com George Kingston e uma equipe de homens para montar Adelaide, usando vários modelos para planos de cidades que remontam à Grécia Antiga , incluindo desenhos da Renascença Italiana e layouts das cidades americanas Filadélfia e Savannah . 

Os benefícios do design da Light são numerosos: Adelaide possui largas estradas de várias faixas desde o início, um layout de grade de direção cardeal facilmente navegável e um amplo anel verde ao redor do centro da cidade. Existem dois conjuntos de estradas circulares em Adelaide que resultaram do projeto original. A rota interna do anel  faz fronteira com os parques, e a rota externa  ignora completamente o centro da cidade via (no sentido horário) Grand Junction Road , Hampstead Road, Ascot Avenue, Portrush Road , Cross Road e South Road. 


A expansão suburbana superou em certa medida o plano original da Light. Numerosas antigas vilas periféricas e "cidades do interior", bem como a cidade satélite de Elizabeth , foram envolvidas por sua expansão suburbana . A expansão dos desenvolvimentos na região de Adelaide Hills levou à construção da Southwest Freeway para lidar com o crescimento, o que posteriormente levou a novos desenvolvimentos e melhorias ao corredor de transporte. Da mesma forma, o desenvolvimento em expansão no sul de Adelaide levou à construção da via expressa do sul .

Novas estradas não são a única infraestrutura de transporte desenvolvida para lidar com o crescimento urbano. O O-Bahn Busway é um exemplo de solução única para os problemas de transporte da Tea Tree Gully nos anos 80.  O desenvolvimento do subúrbio próximo de Golden Grove, no final dos anos 80, é um exemplo de planejamento urbano bem pensado.

Na década de 1960, foi proposto um Plano de Estudo de Transporte Metropolitano de Adelaide , a
fim de atender ao crescimento futuro da cidade. O plano envolveu a construção de rodovias, vias expressas e a atualização de certos aspectos do sistema de transporte público. O então primeiro-ministro Steele Hall aprovou muitas partes do plano e o governo chegou a comprar terras para o projeto. O governo trabalhista mais tarde eleito sob Don Dunstan arquivou o plano, mas permitiu que a terra comprada permanecesse vaga, caso surgisse a necessidade futura de estradas. Em 1980, o partido Liberal ganhou o governo e o premier David Tonkincomprometeu seu governo a vender as terras adquiridas para o plano MATS, garantindo que, mesmo quando as necessidades mudassem, a construção da maioria das rodovias propostas pelo MATS seria impraticável. Algumas partes deste terreno foram usadas para transporte (por exemplo, a O-Bahn Busway e a Southern Expressway), enquanto a maioria foi subdividida progressivamente para uso residencial.

Em 2008, o governo da SA anunciou planos para uma rede de empreendimentos orientados ao transporte em toda a área metropolitana de Adelaide e comprou um local industrial de 10 hectares em Bowden por US $ 52,5 milhões como o primeiro desses empreendimentos. O local ocupa 102.478 metros quadrados, ou cerca de 10 hectares, e é delimitado por Park Terrace ao sul, pela linha ferroviária Adelaide to Outer Harbour a oeste, Drayton Street ao norte e pela Sixth e Seventh Streets a norte. o leste.


A vida cultural 

A Galeria de Arte da Austrália do Sul e parte do Museu da Austrália do Sul em North Terrace
Veja também: Austrália do Sul § Vida cultural , Departamento do Premier e Gabinete (Austrália do Sul) § Artes e cultura e Lista de festivais na Austrália § Austrália do Sul
Embora estabelecida como uma província britânica e muito inglesa em termos de cultura, Adelaide atraiu imigrantes de outras partes da Europa desde o início, incluindo alemães e outros não conformistas europeus que escapavam à perseguição religiosa. Os primeiros luteranos alemães chegaram em 1838 , trazendo consigo as mudas de videira que costumavam fundar as aclamadas vinícolas do vale Barossa .

O Royal Adelaide Show é uma feira agrícola anual e feira estadual , criada em 1839 e agora um grande evento realizado anualmente no Adelaide Showground .

A cena artística de Adelaide floresceu nas décadas de 1960 e 1970, com o apoio de estréias sucessivas de ambos os principais partidos políticos. O renomado Adelaide Festival of Arts foi fundado em 1960 sob Thomas Playford, que no mesmo ano gerou uma série não oficial não curada de performances e exibições que cresceram na Adelaide Fringe . A construção do Adelaide Festival Centre começou sob Steele Hall em 1970 e foi concluída sob o governo subsequente de Don Dunstan, que também estabeleceu a South Australian Film Corporation em 1972 e a Ópera Estatal da Austrália do Sul em 1976.

Com o tempo, o Adelaide Festival expandiu-se para incluir a Adelaide Writers 'Week e a WOMADelaide , e outros festivais separados foram estabelecidos, como o Adelaide Cabaret Festival (2002), o Adelaide Festival of Ideas (1999), o Adelaide Film Festival (2013), FEAST (1999, uma cultura queer ) e Tasting Australia (1997, um caso de comida e vinho). Com o Festival, Fringe, WOMADelaide, Writers 'Week e o evento de corrida de rua Adelaide 500 (juntamente com concertos de música à noite) todos acontecendo no início de março, o período ficou conhecido coloquialmente como "Mad March".


Comemorações da NYE em 2016 no Elder Park, no rio Torrens, com Adelaide Oval e Adelaide Festival Centre também em exibição.
Em 2014, Ghil'ad Zuckermann fundou o Adelaide Language Festival . 

Existem muitas feiras culturais internacionais, principalmente a Schützenfest alemã e a Glendi grega . Adelaide é o lar do Adelaide Christmas Pageant , o maior desfile de Natal do mundo . 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Um comentário: